Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
Topo1

Lançamentos

Atualizado em 19/11/14 09:25.

Lançamentos

Lançamento de livros

Os lançamentos de livros serão realizados no coquetel de encerramento, que acontecerá no Espaço da Fundação Jaime Câmara, Av. T2, Nº 439 - Setor Bueno, com início às 20 horas. Estão programados os lançamentos dos seguintes títulos, relacionados à temática de trabalho e gênero, publicados em 2005 e 2006:


Novas tramas produtivas - Editora SENAC
Marcia de Paula Leite e Leda Gitahy (orgs.)

O livro tem por objetivo abordar a complexidade das relações contemporâneas entre produção e trabalho, propondo novas visões e novas abordagens metodológicas que possam deslindar a trama dessas relações e abrir caminhos para a discussão de problemas como o desemprego, a qualificação para o trabalho, o trabalho feminino, o trabalho precário, dentre outros. São dez estudos realizados por especialistas das áreas de sociologia, engenharia, administração e economia.

Novas famílias. Conjugalidade homossexual no Brasil contemporâneo - Editora Garamond
Luis Mello

O livro compreende uma análise do debate em torno da parceria civil registrada, na Câmara dos Deputados e na sociedade brasileira, resultado de extensa pesquisa documental realizada no período de 1995 a 2005.

A Questão da Mulher - Opressão, Trabalho e Violência - Editora Ciência Moderna
Nildo Viana (org), Edmilson Marques, Maria Angélica Peixoto, Veralúcia Pinheiro

A obra parte de uma abordagem crítica da questão da mulher, enfocando uma multiplicidade de temas relacionados. Um dos elementos fundamentais abordados é a questão da opressão feminina, sob variadas formas, iniciando com uma abordagem metodológica e adentrando na problemática da violência, nas relações entre os sexos, para chegar em questões como o trabalho feminino, a relação das lutas femininas com o movimento operário, a mulher nos partidos políticos e meios de comunicação, bem como uma discussão dos limites do termo “gênero” e de seus fundamentos históricos e ideológicos.

Trabalho infantil: necessidade, valor e exclusão social
Joel Orlando Bevilaqua Marin

Graças a uma análise minuciosa e convincente do autor, Trabalho infantil: necessidade, valor e exclusão social permite ao leitor uma compreensão bem abrangente do tema. Retrata crianças vítimas da crença de seus pais de que o trabalho é o instrumento de que dispõem para que, futuramente, possam tornar-se cidadãos dignos. Para atingir esses objetivos, elas enfrentam condições adversas que lhes minam a saúde e prejudicam a escolarização. Até mesmo alguns agentes sociais, numa visão equivocada, enumeram os valores do trabalho precoce como uma forma de se contrapor à delinqüência. Não percebem eles que essas crenças impedem o desenvolvimento físico e intelectual das novas gerações, terminando por excluí-las socialmente.
Para coroar a análise, este livro examina, com isenção, os programas de erradicação do trabalho infantil e seus resultados pouco significativos. E vai além: mostra ao leitor que não adianta retirar as crianças do trabalho se não forem dadas aos seus pais condições de vida dignas para que eles possam, então, cumprir seus papéis sociais.

A nova ordem social

Paulo Henrique Martins, Brasilmar Ferreira Nunes, Christiane Girard Ferreira Nunes

Listar Todas Voltar