Weby shortcut
Topo1

Mini-Cursos

Atualizado em 19/11/14 09:25.

Minicursos

Aplicativos para análise qualitativa - AQUAD - Laboratório de Informática
Jordão Horta Nunes - UFG

O minicurso tem por objetivos introduzir pressupostos metodológicos fundamentais na análise qualitativa mediada por computador em ciências sociais e realizar um treinamento básico no do aplicativo AQUAD Five utilizando como material empírico entrevistas realizadas num projeto de pesquisa do trabalho no setor de confecção em Goiânia.

Programa:

1. Os aplicativos de análise qualitativa mais populares nas ciências sociais.
2. Princípios e estratégias metodológicas básicas.
3. Funções gerais no Aquad.
4. Uso básico do Aquad: preparação, criação e edição de um projeto, importação de textos, codificação e criação de memos, recuperação, salvar e imprimir resultados.

Gênero e trabalho: um olhar do movimento social de mulheres - Sala CS-1
Lúcia Rincón - UCG - UBM

Aqui vão os títulos das intervenções de cada dia do mini-curso que será ministrado pela equipe de diretoras do Centro Popular da Mulher, e da UBM:
Dia 29 - Profa. Dra. Eline Jonas - Coordenadora Geral da União Brasileira de Mulheres
"O movimento social de mulheres junto às organizações sindicais e a reflexão sobre o tempo próprio das mulheres costureiras por facção."

Dia 30 - Profa. Ms. Luzia Aparecida de Oliveira - Diretora para Assuntos de gênero da Federação Interestadual de Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino - FITEE, diretora do CPM e presidenta do Conselho Estadual da Mulher.
"A intervenção do movimento organizado de mulheres junto às trabalhadoras em educação por meio das entidades sindicais.”

Dia 31 –Espec. Sra. Rita Aparecida Azevedo - Presidente do Centro Popular da Mulher de Goiás
"Gênero e Trabalho: Parteiras - a magia da sobrevivência"

Gênero no mercado do sexo – trabalho e prostituição no Brasil de hoje - Sala CS-2
Luiz Mello de Almeida Neto - UFG

A partir de uma reflexão sobre o gênero como categoria analítica e processo social, neste mini-curso serão discutidas representações sobre a prostituição enquanto atividade importante para pensar a esfera do trabalho na sociedade brasileira. Para além das concepções que vêem prostitutas como vítimas, o que se pretende é refletir sobre a centralidade dos marcadores de gênero no âmbito de um mercado do sexo que coloca em contato homens, mulheres e travestis, em busca de dinheiro, prazer e realização pessoal.


O trabalho feminino na sociedade moderna - Sala CS-4
Nildo Viana - UEG

Objetivo: O objetivo central é, partindo de uma discussão teórica referente ao conceito de trabalho e sobre as relações de trabalho na sociedade capitalista, realizar uma discussão sobre as formas de manifestação do trabalho feminino, bem como a problemática teórica e social que o envolve, tal como sua desvalorização realizada pelos valores culturais dominantes, para, por fim, realizar, brevemente, uma discussão sobre suas perspectivas futuras.

Ementa. Trabalho e relações de trabalho na sociedade moderna. A problemática do trabalho feminino sob o capitalismo. As formas do trabalho feminino. Valores e trabalho feminino. O trabalho da mulher, a história e o futuro.
Listar Todas Voltar