Weby shortcut
Topo1

Goiânia

Atualizado em 19/11/14 09:25.

Goiânia

População: 1.093.007 habitantes (censo de 2000-2001)

Cidade das mais modernas do país, a capital do estado de Goiás foi planejada em 1933 pelo urbanista Atílio Correia Lima, tornou-se sede do governo em 1937 e foi oficialmente inaugurada em 1942.

Goiânia localiza-se no planalto central do país, no limite entre a zona do cerrado e a floresta tropical, à margem do rio Meia Ponte, afluente da margem direita do Paranaíba, a 764m de altitude. Dista 207km de Brasília.

De clima tropical, Goiânia tem temperatura média entre 20 e 22o C e amplitude térmica inferior a 5o C. As chuvas concentram-se nos meses de verão e variam entre 1.500 e 2.000mm anuais.

A cidade é dinâmica, bem arborizada, com largas avenidas, praças e jardins.

Pelo fato de obedecer a um plano urbanístico, apresenta crescimento ordenado, do tipo radiocêntrico: uma praça central da qual partem ruas e avenidas diagonais envolvidas, pelo lado sul, por avenidas circulares.

Na parte norte, onde ficam o setor industrial e a estação ferroviária, o traçado é retilíneo.

Na zona central fica o setor administrativo, com os principais prédios públicos e o comércio.

A parte sul constitui a área residencial, onde predominam casas e edifícios de arquitetura arrojada. Um dos bairros residenciais coincide com o núcleo da antiga cidade de Campinas.

O relevo da cidade, muito plano, permite o crescimento livre, dentro das coordenadas do plano urbanístico.

Goiânia tem um dos estádios mais modernos do país, o Serra Dourada, um autódromo internacional, o aeródromo Brigadeiro Eppinghauss, onde se realizam campeonatos nacionais e internacionais de aeromodelismo e pára-quedismo, e um centro de cultura e convenções com dois auditórios.

História

A primitiva capital do estado era a antiga Vila Boa de Goiás, depois cidade de Goiás, até o início do século XX, atualmente conhecida como Goiás Velho.

A valorização agrícola das áreas florestais e a necessidade de descentralizar o desenvolvimento fez surgir a idéia de uma nova capital, com traçado moderno.

O local escolhido, plano e próximo às zonas agrícolas, pertencia ao extinto município de Campinas, onde se situavam as fazendas de gado de Creméia, Vaca Brava e Botafogo.

O rápido crescimento da cidade deveu-se à função político-administrativa, aos serviços correlatos e ao intenso comércio, sobretudo a partir da fundação de Brasília.

Em menos de meio século, a contar da data da inauguração oficial, a população de Goiânia multiplicou-se por mil, um dos mais elevados índices de crescimento entre as grandes cidades do país.

Listar Todas Voltar